Dados Gerais de Mucugê-Ba

Dados Gerais de Mucugê-Ba

Mucugê é um município do Estado da Bahia, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 13º0019" sul e a uma longitude 41º2215" oeste, estando a uma altitude de 983 metros.

Sua população estimada 10.548 habitantes ( IBGE ).
Área: 2.455 km² / Clima: semiúmido / 984m altitude
Fundação: 1844

Aniversário: 17 de maio
Distância até a capital: 448 km ( wikipedia )

Gentílico
mucugeense

Unidade federativa
Bahia Bahia

Mesorregião
Centro-Sul Baiano

Microrregião
Seabra

Municípios limítrofes
Norte:Palmeiras e Lençóis; Sul:Ibicoara; Leste:Andaraí; Oeste:Boninal,Piatã e Abaíra

Distância até a capital
448 km

Características geográficas
Área
2 482,204 km²
Densidade
7,47 hab./km²
Altitude
984 m

Clima
semiarido

Fuso horário
UTC−3

Indicadores
IDH-M
0,606 médio PNUD/2010

PIB
R$ 204 193,790 mil IBGE/2008

PIB per capita
R$ 13 958,15 IBGE/2008    Bandeira de Mucugê desconhecida

Topônimo
"Mucugê" deriva do tupi mukuîé, que designa uma planta da família das apocináceas, o mucujê (Couma rigida).

Nota linguística: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Mucujê. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem macro-jê. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para mucu-gê, mucugê e finalmente para mucujê..
Distancias de Mucugê em relação a diferentes pontos na Bahia e Localização.

Hidrografia
O município mucugeense dispõe de muita água, pois é cortado por diversos rios e afluentes, sendo a sua principal fonte hídrica o rio Paraguaçu, responsável pelo fornecimento de água para a cidade e para a agricultura de larga escala no município. O trecho do curso do rio Paraguaçu situado entre Cascavel e as cercanias da cidade de Mucugê está represado pela barragem do Apertado, cujo espelho dágua apresenta cerca de 24 quilômetros de extensão, o que torna tal represamento um dos maiores do estado da Bahia.

Parque Municipal de Mucugê
A cidade abriga o Parque Municipal de Mucugê (Projeto Sempre Viva): sua área é de 270 hectares. O Parque Municipal de Mucugê trabalha com várias atividades, tais como:
pesquisa em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana para a reprodução de uma espécie endêmica de sempre-viva (Syngonanthus mucugensis A.Giulietti) que está muito ameaçada de extinção.

Geoprocessamento e confecção de mapas temáticos de todo o município de Mucugê, todo o Parque Nacional e várias outras localidades da Chapada Diamantina.

Educação ambiental com todas as escolas do município, vários colégios particulares do Recife e de Salvador e com muitas escolas públicas e particulares de municípios vizinhos. Coletas e identificação de plantas da área da reserva já foram e estão sendo feitas. O herbário do parque conta hoje com mais de mil plantas já catalogadas e identificadas.

Economia
Atualmente, Mucugê vive de duas atividades econômicas: a do turismo, graças às suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras; e a do agronegócio, devido às modernas empresas que se instalaram em Cascavel (Bahia) — hoje distrito de Ibicoara e que, atualmente, possuem fazendas altamente mecanizadas nas terras planas do município, terras essas muito semelhantes às do cerrado goiano.

Salvador – Feira de Santana - Itaberaba - Andaraí - Mucugê = 490 Km Salvador - Milagres - Iaçu - Itaité - Mucugê = 460 Km Bom Despacho - Santo Antônio de Jesus - Amargosa - Milagres - Iaçu - Itaité - Mucugê = 410 Km V. da Conquista - Anagé - Barra da Estiva - Mucugê = 250 Km Lençois - Andarai - Mucugê = 140 Km

Todos os acessos a Mucugê são asfaltados.

A cidade pequena, aconchegante e tombada pelo Patrimônio Histórico está a mil metros de altitude, com temperatura média de 19 graus, chegando a 8 graus no inverno.

De arquitetura colonial totalmente preservada e ruas bem limpas, chamam a atenção os seus jardins e canteiros bem floridos.

O Alto do Capa Bode está se transformando num pólo de turismo de contemplação, onde habitantes e visitantes garantem ali terem avistado OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados.

Mucugê oferece também locais de rara beleza, como cachoeiras, paisagens, vales e canyons, histórias de lutas pela posse do garimpo, de defesa contra a invasão da Coluna Prestes e de destemidos coronéis que eram respeitados pelo poder e riqueza.

Bromélia A flora está repleta de espécies vegetais de rara beleza, como bromélias, canelas-de-ema, begônias, e as requisitadas orquídeas.

Outras atrações são as cachoeiras e cascatas, como Piabinha, Tiburtino, Andorinhas, Cardoso, Sibéria, além da atração imperdível oferecida pelo Poço Encantado e a Vila de Igatu.

Uma interessante iniciativa é a implantação de uma reserva ecológica para preservação de espécies nativas numa área de 270 hectares.

A energia e paz que o local transmite aos visitantes fazem de Mucugê um conto de histórias e encantos naturais da chapada diamantina.

Possui completa infra-estrutura de serviços como Banco do Brasil, hospital, posto médico, correio, telefone, aeroporto asfaltado com 1400 m de pistas, rodovias asfaltadas em todas as direções.