PREVENÇÃO DA DIABETES

PREVENÇÃO DA DIABETES

Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Pode ser que você ou alguém próximo tenha diabetes. Saiba mais e aprenda a conviver bem com a doença, transformando-a em mais um motivo para cuidar da saúde.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

  1.   Excesso de peso e obesidade
  2.   Ingestão de açúcar e gordura em excesso
  3.   Sedentarismo
  4.   História familiar e herança genética
  5.   Idade
  6.   Stress
  7.   Alcoolismo
  8.   Pré-Diabetes
  9.   HTA
  10.   Diabetes gestacional prévia
  11.   História de doença cardiovascular prévia

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controlo da doença e para uma maior qualidade de vida.

A prevenção passa por alguns pontos-chave, fundamentais para ter uma vida mais saudável:

Entender a Diabetes
Adotar uma Vida Saudável:

uma alimentação equilibrada
praticar exercício físico regularmente

Controlar a Diabetes:

monitorizando periodicamente os níveis de glicemia no sangue
tomando a medicação quando prescrita pelo médico

Saiba como atuar para prevenir complicações na:

Pré-diabetes

Diabetes tipo 1

Diabetes tipo 2

 

Fonte: Controlar a Diabetes?

A imagem pode conter: texto