Imagem da página Cavalgada-Show de Mucugê 2022

Cavalgada-Show de Mucugê 2022

No último domingo,  dia 24 de abril, aconteceu a terceira edição do evento intitulado “Cavalgada -show de Mucugê”. O evento  patrocinado pela Prefeitura e também apoiado pela Câmara Municipal foi organizado pela Comissão Organizadora de Cavalgada e teve  à frente do mesmo,  Janicio José Neves Cardoso Domingues, o Jan Vaqueiro .

Para a Prefeitura, investir em eventos como esse é primordial, principalmente após um longo período de impossibilidade de fazê-los por conta da pandemia. A prefeita, Ana Medrado,  enfatizou: “É preciso estimular a cultura em nossa Cidade, nossas tradições são patrimônios para nós”.

A segurança da festa foi garantida pela presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e nenhum incidente foi registrado.

Os apaixonados pela arte da montaria de quase todas as regiões da Chapada prestigiaram o evento e estima-se que em torno de 8000 pessoas estiveram presentes e assistiram ao desfile de aproximadamente 650 cavalos.

As cavalgadas, que existem desde o século XVII, resistem como forma de não permitir que essa cultura seja extinta, já que cavalos e tropeiros, por meio dessas travessias, garantiram,  durante muito tempo,  o transporte de insumos, que asseguraram a subsistência de muitos povos, algo que ainda pode ser visto, em menor escala, no Vale do Pati até hoje.

Os antigos costumes não foram esquecidos’ e a fé, que sempre foi ponto alto na história das Cavalgadas, fez-se presente. Logo pela manhã, o evento foi consagrado à padroeira dos tropeiros, Nossa Senhora Aparecida, em frente à Igreja Matriz de Santa Isabel onde também compareceu a prefeita da Cidade de Mucugê , Ana Medrado.

Para a prefeitura e organizadores envolvidos, existem alguns importantes objetivos por trás desses eventos: a valorização do homem do campo, do povo local, bem como uma forma de despertar um amor ainda maior pelos cavalos. Para além de toda diversão, possibilitar que trabalhadores informais gerem renda para o seu sustento e de suas famílias também é parte de tudo isso.

Em relação ao cuidado com os animais, houve toda uma preocupação para garanti-lo, realizando em um só dia o evento para não exceder o limite do animal, ao mesmo tempo   que a hidratação e  alimentação  também  não foram negligenciadas.  Para isso, a Prefeitura disponibilizou um carro-pipa, que garantiu todo esse suporte.

No evento, estiveram presentes a Banda 100 pareia, a dupla Wesley e Igor, o DJ Roberto e os locutores Junior Pau Ferro e Durval Prado,  que conduziram e deram um tom ainda mais animado à festa.

Mucugê, ciente da importância desse legado, aguarda ansiosa a Cavalgada de 2023.

contato@mucuge.ba.gov.br