Imagem da página III Encontro da Advocacia Sertaneja em Mucugê 2022

III Encontro da Advocacia Sertaneja em Mucugê 2022

Aconteceu  na Câmara Municipal de Mucugê, o III Encontro da Advocacia Sertaneja. O evento teve início, no dia 26, com a participação da prefeita Ana Medrado que, na abertura, acolheu a todos e  entregou a chave da cidade à Daniela Borges,  presidente da OAB/ Bahia.

Vários temas foram discutidos ao longo do encontro, mas dois deles  saltaram aos olhos por estarem diretamente ligado ao interior, o que toca à nossa realidade: Desafios e Perspectivas da Advocacia do Interior  e Advocacia nas demandas de violência contra mulher. Questionada sobre a importância desses painéis,  Daniela Borges esclareceu: “A OAB é de toda a Bahia e por toda a Bahia e por esse motivo, deve ter um olhar atento para os problemas e desafios que o interior enfrenta para que possa construir caminhos e soluções”.

Quanto ao tema relativo à violência contra a mulher, disse: “ Esse é um problema grave do Brasil. Ele é o quinto país do mundo em maior número de feminicídios e, no interior, essa realidade se dá de forma muito peculiar em que a mulher tem mais dificuldade em denunciar e o homem se sente no direito de praticar a violência. Diante disso, precisamos atuar de forma mais firme nessas localidades”.

Ana foi convidada a compor a mesa e falou a todos. Em sua fala, fez questão de recitar um poema, que ela chamou de versinho, enaltecendo e enfatizando o amor por Mucugê onde uma frase, por várias vezes repetidas, ficou marcada, “Mucugê, ó Mucugê, como eu gosto de você ”. Ao término do poema, a prefeita foi aplaudida calorosamente e a mesma frase foi utilizada pela presidente da OAB/BA, no início de sua alocução. Daniela Borges não só utilizou o verso, como também se deixou tocar por esse sentimento. Durante entrevista à prefeitura, afirmou: “ Mucugê é bela, bem cuidada, um encanto: o encanto da Chapada.”

No evento, estiveram presentes, além da presidente, dra Daniela Borges, a vice-presidente da OAB/BA,  dra. Cristiane Gurgel; o representante do Conselho Federal, dr Fabrício Castro; o Desembargador do Tribunal de Justiça, dr.Sergio Cafezeiro; o presidente da Caixa de Assistência  dos Advogados da Bahia,  dr Maurício Leahy e dr. Thomaz Bacelar, que fez a conferência magna de abertura do encontro, e várias outras autoridades do âmbito do direito,  bem como de outras atuações como a procuradora Lara Oliveira, a vereadora Luciene Medrado e a secretária de Turismo,  Fabiana Profeta.

O encerramento do encontro se deu, na noite do dia 27, e após a apresentação do último painel,  todos seguiram para a noite cultural, momento em que, além da confraternização, tiveram a oportunidade de um maior contato com a cultura local.

CENTRAL DE ATENDIMENTO: (75) 3338-2157

Mucugê

Prefeitura Municipal

Praça Coronel Douca Medrado (Horário de Funcionamento das 08h00 às 18h00), Mucugê - BA, Cep: 46750-000