A Prefeitura de Mucugê está restaurando a Igreja Matriz de Santa Isabel.
As obras tiveram início, na data de 23 março, e estão a todo vapor. A comunidade paroquial, representada por seus fiéis, também tem apoiado a ação através de campanhas colaborativas.
A obra tem como objetivo preservar esse patrimônio histórico erguido, em meados do século XIX, e que entrou em funcionamento mais precisamente em 1855. O templo, todo erguido em pedras, tem alimentado a fé do povo Mucugeense bem como a de todos os que por aqui passam e professam a fé católica.
A Igreja da Matriz chama a atenção por sua beleza arquitetônica diferenciada e diante disso, os processos de restauração se preocupam em manter essa identidade.
O pároco, Padre Renato Aguiar Sales, há cinco anos na administração da igreja, afirmou que a Prefeitura sempre foi fundamental na vida das igrejas locais “Quando aqui não existiam padres, era a Prefeitura que arcava com transporte e alimentação para que as celebrações acontecessem e D.Ana sempre foi muito comprometida com a igreja, não somente com a matriz bem como com a Igreja do Rosário.”
Para o pároco, uma ação como essa não é boa apenas para Mucugê enquanto cidade histórica, turística, mas é um patrimônio para todo o Brasil. Ele diz:” É um orgulho para nós, católicos, e, principalmente para os filhos de Mucugê.”
Estima-se que atualmente cerca de 100 a 150 pessoas frequentem a matriz de Santa Isabel, entre fiéis fixos e flutuantes.
A Prefeitura, na pessoa de sua gestora Ana Medrado, entende que preservar o patrimônio histórico da Cidade implica a instituição de sua memória e é por meio dessa memória que temos um norte para entender o nosso passado e o comportamento social de uma cidade.
O término da restauração está previsto para antes das comemorações de aniversário da Cidade.
Praça Coronel Douca Medrado (Horário de Funcionamento das 08h00 às 18h00), Mucugê - BA, Cep: 46750-000
© Desenvolvido por: Digital Consultoria