Imagem da página PREFEITURA RESTAURA MATRIZ DE SANTA ISABEL

PREFEITURA RESTAURA MATRIZ DE SANTA ISABEL

A Prefeitura de Mucugê está restaurando a Igreja Matriz de Santa Isabel.

As obras tiveram início, na data de 23 março,  e estão a todo vapor. A comunidade paroquial, representada por seus fiéis, também tem apoiado a ação através de campanhas colaborativas.

A obra tem como objetivo preservar esse patrimônio histórico erguido, em meados do século XIX,  e que entrou em funcionamento mais precisamente em 1855. O templo, todo erguido em pedras, tem alimentado a fé do povo Mucugeense bem como a de todos os que por aqui passam e  professam a fé católica.

A Igreja da Matriz chama a atenção por sua beleza arquitetônica diferenciada e diante disso, os processos de restauração se preocupam em manter essa identidade.

O pároco,  Padre Renato Aguiar Sales, há cinco anos na administração da  igreja, afirmou que a Prefeitura sempre foi fundamental na vida das igrejas locais “Quando aqui não existiam padres,  era a Prefeitura que arcava com transporte e alimentação para que as celebrações acontecessem e  D.Ana sempre foi muito comprometida com a igreja, não somente com a matriz bem como com a Igreja do Rosário.”

Para o pároco, uma ação como essa não é boa apenas para Mucugê enquanto cidade histórica, turística, mas é um patrimônio para todo o Brasil. Ele diz:” É um orgulho para nós, católicos, e, principalmente para os filhos de Mucugê.”

Estima-se que atualmente cerca de 100 a 150 pessoas frequentem a matriz de Santa Isabel, entre fiéis fixos e flutuantes.

A Prefeitura, na pessoa de sua gestora Ana Medrado,  entende que preservar o patrimônio histórico da Cidade implica a instituição de sua memória e é por meio dessa memória que temos um norte para entender o nosso passado e o comportamento social de uma cidade.

O término  da restauração está previsto para  antes das comemorações de aniversário da Cidade.

contato@mucuge.ba.gov.br